Com certeza você já deve ter visto, ao passear pelo supermercado, diversos rótulos de vinho que são de origem chilena, não é mesmo? Isso acontece porque o país é um forte produtor e exportador de vinhos de reconhecimento internacional!
O Chile, por causa da sua posição geográfica e condições climáticas, tem um solo fértil para a produção de uvas por todo o seu território – principalmente entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, que combina baixas temperaturas e muita umidade. Assim, por conseguir produzir uma grande variedade de uvas, abriga muitas vinícolas por todo o território.
Mas, mais precisamente perto de Santiago, a capital do país, existem algumas vinícolas que recebem, durante todo o ano, turistas para andar pelas parreiras e fazer a degustação de seus rótulos. A gente recomenda os tours para degustação para qualquer um que vá ao país – mesmo que você não tenha costume de beber vinho.
Por que realizar o tour pelas vinícolas no Chile?

Bom, já falamos ali, mas o país é responsável por rótulos bem famosos e sofisticados, que você já deve ter ouvido falar em algum momento. Além disso, você ainda aprenderá mais sobre aromas, texturas e sabores com os guias especializados de cada uma das vinícolas. Assim, você aprenderá a identificar tudo o que inunda a sua boca ao tomar um gole – e como os vinhos são produzidos em cada um dos locais.
Além disso, a experiência de andar pelas parreiras e conhecer mais sobre o cultivo é única e vale a pena a passada, principalmente porque, geralmente, a atividade também acompanha uma deliciosa refeição para harmonizar. Então, já que está por lá, por que não dar uma chance, não é mesmo?
No entanto, é muito importante ressaltar uma coisa: assim como no Brasil, o Chile também tem uma espécie de Lei Seca. Ou seja, é expressamente proibido dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas em quaisquer situações. Por isso, é aconselhado que, ao realizar as visitas às vinícolas, você contrate um tour.
Aqui na Dias no Chile, temos algumas opções de tours em algumas das vinícolas mais famosas da região – que são as nossas favoritas e que elencamos as melhores mais perto de Santiago para nossos clientes conhecerem. Se quiser saber mais sobre como funcionam esses passeios, entre em contato conosco.
Qual é a melhor época do ano para visitar as vinícolas?
É possível realizar visitas por todo o ano, mas a melhor época do ano para conhecer as vinícolas que ficam próximas à Santiago é no verão. Embora possa parecer estranho – afinal, a gente busca mais tomar bons vinhos quando as temperaturas estão mais baixas – essa escolha tem a ver com a colheita.
Durante o período de calor, as parreiras estão cheias, e essa também é a época da colheita para a fabricação dos vinhos. Por isso, essa época do ano acaba sendo a escolha ideal, já que você consegue, além de ver como realmente funciona uma vinícola, provar diferentes uvas diretamente do pé!
Nessa época, você ainda conseguirá provar diversos rótulos bastante conhecidos e premiados. Atualmente, o Chile carrega a 4ª posição mundial de melhor produtor de vinho. Por isso, se estiver programando uma viagem pelo país em algum dos meses de calor, é imprescindível incluir as vinícolas em seu roteiro, combinado?
Quais são as principais vinícolas do país?
Como o país tornou-se um grande produtor e exportador de vinho, são inúmeras as vinícolas consagradas que se espalham pelos territórios. E cada uma delas carrega suas particularidades, claramente. Estima-se que haja mais de 400 vinícolas no país – com cerca de 150 delas abertas para tours.
É quase impossível, dentre todas as opções, elencar qual é a melhor (embora tenham as mais famosas). Tudo vai depender do seu estilo, quais vinhos gosta mais, se deseja uma experiência completa, se já entende da bebida e mais. Para te ajudar, nós da Dias no Chile já visitamos algumas das principais vinícolas e, ao longo de todos os anos que moramos no país, elencamos algumas das nossas favoritas.
Vinícola Undurraga

Também conhecida como Viña Undurraga, ela é, atualmente, a segunda vinícola mais visitada do Chile, e fica em Talagante, na região do Valle del Maipo. Ela existe desde 1885, e toda a sua arquitetura é histórica, trazendo paisagens que você nunca vai esquecer.
É possível realizar as visitas à vinícola com guias em espanhol ou inglês, e todo o passeio ainda te leva para conhecer o parque familiar Undurraga, um passeio pelas parreiras, pela fábrica e, também, pelas adegas subterrâneas.
Durante o seu período de visita – que pode ser pela manhã ou pela tarde – você entende como funciona todo o processo de fabricação dos vinhos da marca. Desde a fermentação das uvas, até o processo de engarrafamento. No final, a parte favorita dos visitantes: é possível degustar 3 rótulos de vinho exclusivos Undurraga. E você ainda leva uma taça personalizada de brinde!
Na época de colheita, é possível ver os trabalhadores separando as uvas que irão para o processo de fabricação de vinho.
Vinícola Concha y Toro

A mais conhecida do país – e também a queridinha dos brasileiros – a vinícola Concha y Toro também é a principal exportadora da América Latina, com rótulos que vão para mais de 170 países. A marca existe desde 1883 e é responsável por alguns rótulos bem famosos, como, por exemplo: Casillero del Diablo e Marques Casa Concha.
Se você quiser conhecer a vinícola sem realizar os tours, é possível visitar a parte da entrada, a loja de souvenirs e a parte de alimentação, mas para entrar na propriedade, é preciso fazer um tour. É possível realizar dois tipos de tour em Concha y Toro: o tour comum ou o premium. O comum inclui guia, a degustação de 3 vinhos e você ainda leva uma taça de brinde – e todo o processo dura em torno de 1h30.
Já o tour premium é um pouco mais demorado – e também inclui guia e traslado. Em 3h, você degusta 7 rótulos diferentes, com harmonização de queijos finos, e ainda leva para casa uma bela taça de vinho personalizada.
Mas, de maneira geral, você conhece a plantação, um pouco mais sobre a história da produção do rótulo mais famoso, o Casillero del Diablo e prova alguns outros vinhos do portfólio da marca. Embora seja bastante visado, não traz muitas informações técnicas para quem realmente ama bons vinhos. Se você ainda se considera um iniciante nessa área, com certeza é uma boa porta de entrada.
Santa Rita
Uma das nossas favoritas aqui na Dias no Chile, a Vinícola Santa Rita também é bastante visada para passeios por aqui. Ela, além de ter uma estrutura incrível, ainda conta com: restaurante, capela, hotel e até um museu, o Museu Andino.
Ela ainda é bastante tradicional no país, já que, durante a guerra da independência do Chile, serviu de abrigo para mais de 120 soldados. E um de seus vinhos mais conhecidos leva em seu nome uma homenagem à essa história: o 120.
Além disso, se você vai realizar o tour pela vinícola, além de aprender sobre todo o processo de fabricação, ainda é possível visitar o Museu gratuitamente e conhecer mais sobre a história Andina.
A vinícola fica há 60km de Santiago, e abriga o restaurante Dona Paula e o Café La Pañaderia. O restaurante homenageia a mulher que abriu os 120 soldados em seu casarão. Durante o tour, ainda, você conhece os vinhedos, o processo de fabricação e engarrafamento. Ao final, você degusta 2 vinhos Reserva e Gran Reserva, levando para casa uma taça personalizada.
Alyan Family
A nossa quarta sugestão de vinícola para conhecer durante a sua estadia no Chile é a Vinícola Alyan. Familiar, a vinícola foi criada por Alicia e Andrés, um casal que passou mais de 30 anos criando vinhos juntos. E, em alguns casos, eles ainda acompanham os tours!
A vinícola é no estilo boutique, e é um passeio ótimo para quem busca degustar e aprender mais sobre os vinhos, já que é um local mais exclusivo – e que não está no roteiro turístico de muitas pessoas! Com paisagens de tirar o fôlego, a vinícola tem cerca de 23 anos, sendo uma das mais recentes e com grande nome.
Durante o tour, você pode degustar 3 taças na varanda, enquanto aguarda um jantar exclusivo. Ah, importante ressaltar que todos os vinhos da Vinícola Alyan só ficam disponíveis no local, então não deixe de levar seus rótulos para casa durante a sua visita! Depois, você não irá encontrá-los nos supermercados.
Ela fica em Pirque, no Vale do Maipo, cerca de 40km de distância de Santiago. O maior foco desse passeio é pegar o pôr-do-sol com uma ótima vista e um jantar. Por isso, indicamos que você realize esse passeio com ajuda da Dias no Chile, que realiza esse tour periodicamente! Entre em contato conosco para saber mais.
Vinícola Emiliana
A Vinícola Emiliana chama a atenção de muitos turistas por um detalhe especial: ela é a maior produtora de vinho orgânico do mundo! Em sua produção, todo o controle de pragas é feito de maneira natural, sem o uso de fertilizantes.
E, durante o tour, eles apresentam como todo o processo é feito de maneira orgânica. Assim, você experimenta um vinho com um sabor único – e exclusivo de Emiliana. Além disso, essa é uma ótima opção de tour para se fazer com crianças. Isso porque, no local, existem diversos animais para as crianças admirarem.
Emiliana fica um pouco mais distante de Santiago – cerca de 50 minutos, na Rota 68. Após o passeio pela vinícola, você será convidado a experimentar 4 vinhos diferentes, que serão harmonizados com queijos e chocolates.
Gostou de conhecer mais sobre algumas das vinícolas para colocar em sua lista de locais para visitar no Chile? Se você vai se hospedar em Santiago, não deixe de conferir algumas das Atrações que indicamos para você conhecer!
Aqui na Dias no Chile realizamos alguns dos tours às vinícolas. Entre em contato conosco agora mesmo para conhecer as opções de passeios para você realizar!