Alimentação no Deserto do Atacama: dicas essenciais para uma boa experiência! - Dias no Chile
Alimentação no Deserto do Atacama: dicas essenciais para uma boa experiência!

Alimentação no Deserto do Atacama: dicas essenciais para uma boa experiência!

Talvez um dos pontos mais importantes de uma viagem seja a alimentação. Já parou para pensar nisso? Além de fazer parte do orçamento, em alguns lugares, ela pode ser bastante difícil. Como somos especialistas no que é melhor para você, separamos algumas dicas exclusivas do que mais gostamos em San Pedro do Atacama. 

Embora a região seja no Deserto do Atacama, o povoado de San Pedro possui estruturas para receber os turistas. Mas, como isso mesmo já indica, por ser uma região turísticas, às vezes o gasto pode, sim, ser maior do que o esperado. Por isso, aqui e lá no nosso Instagram, @diasnochile, sempre damos diversas dicas de locais que provamos e aprovamos. 

E, em nossa opinião sincera, manter uma boa alimentação (e hidratação!) é a chave pro sucesso de uma boa aclimatação no Atacama. Por ser bem acima do nível do mar, muitas pessoas acabam passando mal durante passeios ou até mesmo durante a estadia. Por isso, saber onde encontrar certos tipos de alimentação pode te ajudar. 

Onde se alimentar em San Pedro do Atacama? 

Aqui, para facilitar esse guia, vamos separar basicamente em Café da Manhã, Almoço e Janta. Claro que essas dicas são a partir da nossa experiência, o que gostamos e achamos um bom custo-benefício durante a viagem. Você pode procurar outras opções de locais ou perguntar para os locais algumas indicações. 

Além disso, é válido ressaltar que não temos nenhum tipo de vínculo ou parceria com nenhuma de nossas indicações. Elas estão aqui apenas porque queremos indicar o melhor para todos os nossos clientes. 

Nossa dica de ouro é: fuja da rua Caracoles e do centro do povoado. Quanto mais afastado, a probabilidade é maior de que você consiga pagar menos por um Menu do Dia. Mas demos algumas outras opções para vocês abaixo. Continue a leitura!

Café da Manhã:

La Franchuteria 

Com pães artesanais fresquinhos pela manhã, é um pedacinho da França no Atacama. A La Franchuteria é um mimo de lugar, e também considerado um oásis astronômico. Lá você vai encontrar os melhores pães e croissants de San Pedro, além de ter comidas mais familiares para o gosto dos brasileiros. 

Ótima opção para se alimentar em dias de passeios de madrugada ou a tarde, enquanto você ainda aproveita para apreciar a vista do local! É lindo e bastante confortante.

Roots Cafe

Está procurando um bom lugar para um Brunch? O Roots Cafe (e Bar) pode ser uma boa pedida. Ele abre de manhã, com opções incríveis de cafés gelados, frapuccinos, espaços para cowork, entre outros. 

Além disso, ele também fica aberto até mais tarde, às 23h, ótimo para voltar durante a noite, após os passeios, para comer uma pizza e um café. 

Almoço 

Para almoçar, temos opções para todos os gostos – e bolsos! A partir das dicas, você tem que entender o que você está buscando e até quanto você pretende gastar com alimentação por dia. 

Sol Inti

Uma ótima opção de comida caseira, com preço justo e com pratos muito bem servidos, com saladas, carnes e alguns pratos regionais, o Sol Inti é um dos nossos favoritos. Ele fica na Rua Tocopilla, 130. 

Adobe

Com apresentações dos povos originários ao vivo, um ambiente mais agradável. Um dos nossos favoritos, com comidas deliciosas, como o Tartare deles e um preço um pouco mais elevado, mas com uma variedade incrível e muita qualidade! Vale a pena conhecer a carta do dia deles.

El Diablillo 

É um pouco mais roots, mas também tem nos finais de semana de apresentação folclórica ao vivo e tem salmões gostosos, com valores mais acessíveis e pratos bem servidos. Além disso, também possui uma variedade de alimentação vegana, caso você tenha alguma dúvida sobre a facilidade de encontrar na região!

Los Carritos de Comida

Esse não é um local específico, mas é voltado para quem quer economizar mais. Eles ficam em um setor que antigamente tinham foodtrucks e vendiam comidas baratas para os locais (trabalhadores, mineiros). Porém, como a cidade de San Pedro é muito pequena, os carros de comida acabaram caindo no gosto dos turistas. Se quiser economizar é lá o local para comer, com menu do dia por 6 mil pesos e já inclui entrada, prato principal e um suco. São vários restaurantes pequenos um do lado do outro. 

La Casona

Com um bar sensacional e um ambiente acolhedor, a La Casona também é uma das opções que mais gostamos por aqui. Vamos todas as vezes que estamos em San Pedro, com pratos característicos da região e muito sabor. E um ótimo custo-benefício, também.

Jantar/Bares

Chela Cabur 

É o único lugar da cidade em que é possível tomar bebida alcoólica sem a necessidade de comprar comida. A gente considera como um buteco bem raiz, com camisas de time espalhada por todo lado, bem cheio a noite. Para quem curte um rock n’ roll e está com saudade, o Chela Cabur é com certeza a opção para você!

Lola

Uma pizzaria deliciosa durante a semana e, aos finais de semana, tem apresentação de DJs da região. É um local bem animado e descontraído, com bebidas alcoólicas, coquetéis e muita música! Ótimo para socializar!

Mal de Puna

Um dos locais do Atacama que fica aberto até mais tarde, para quem quiser beber, uma opção de “bar balada”, com apresentações musicais e afins. Bastante opção de comidinhas de “boteco”, música e comida boas e ótimo custo-benefício. 

E se quiser comprar no mercado, é possível?

Essa é uma pergunta bastante comum. Por ser um povoado, não possui uma grande rede de supermercados – essas, você só encontra em Calama, a cidade que fica o aeroporto mais próximo do povoado de San Pedro. 

Agora, em San Pedro, é possível encontrar algumas mercearias para comprar alguns itens de necessidade. Um dos mais famosos é a Mercearia do Vicente, que fica na rua Licancabur – paralela à rua Caracoles. 

Lá é possível encontrar algumas coisas com preços melhores para você estocar e ter com você durante os passeios. Porém, se quiser realizar as compras em Calama, também é uma opção – embora possa ser bem fora de mão em alguns casos, principalmente se for pegar um transfer, por exemplo.

Essas são ótimas opções para quem deseja criar um roteiro/itinerário dos dias de viagem ao Atacama. Em alguns desses locais, já é possível deixar as reservas feitas com antecedência, não deixe de visitar as páginas nas redes sociais que marcamos aqui para conhecer mais sobre como funciona cada um dos restaurantes/bares.

Se você tem alguma outra sugestão, nos conte aqui ou lá no Instagram, vamos adorar conhecer para indicar em um futuro post! E, se estiver procurando um local confiável para fechar seus passeios pelo Atacama, entre em contato com um de nossos agentes. Somos especializados em proporcionar a você o melhor, com um olhar brasileiro único!

Ah, e não deixe de conferir o conteúdo exclusivo sobre alimentação em Santiago!

Localizado no Centro Histórico de Santiago, é um dos locais mais visitados por turistas. Lá, você encontra a Catedral Metropolitana e diversos outros edifícios históricos, como o Correo Central e o museu histórico nacional. 


Se você quiser conhecer mais sobre a arquitetura histórica, com prédios antigos e diversos monumentos, é possível realizar Walking Tours no local para conhecer mais sobre a história do país. Para agendar o seu, clique aqui.

Conheça o Palacio La Moneda

Outro ponto importante do Centro Histórico de Santiago, o Palacio La Moneda é a sede da Presidência da República. Ele traz em si uma grande parcela da história política do país, como, por exemplo, o atentado que sofreu durante a década de 70, durante a tomada de poder de Augusto Pinochet. 


A visitação deste ponto não é apenas exterior. Também é possível visitar o interior por meio de tours gratuitos e guiados. É possível realizar a sua reserva por meio deste link oficial. Ele está aberto para visitação de segunda à quinta, às 15h e às 16h30. É sempre visitar o site antes da visitação para não encontrar nenhuma mudança de horários. 


Além de realizar a visita guiada ao interior do Palácio, é possível também ver a cerimônia de troca de guarda, que acontece na Plaza de la Constitución. Para não perder o horário, você pode visitar o site oficial do turismo de Santiago para garantir que estará presente no horário correto. Mas, resumidamente, a troca acontece um dia sim, um dia não, sendo:


– Em dias pares em janeiro, março, junho, julho, setembro e outubro;
– Em dias ímpares em fevereiro, abril, maio, agosto, novembro e dezembro. 


Mercado Central 

A existência e a possibilidade de visitação desses mercados públicos mostram – e muito – sobre a cultura de um local. E, no Chile, isso não seria diferente. Além dos moradores da região, o local é lotado de turistas a todos os momentos, uma vez que diversas barracas e lojas expõem a gastronomia local. 


Ele é um grande centro para a compra de peixes frescos e frutos do mar, mas você também encontra outras coisas, como: laticínios, frutas, verduras e alguns itens para levar de souvenir. Mas, além dos itens, você também encontra restaurantes de comidas típicas chilenas. Por exemplo, você encontra no Mercado Central a tradicional Centolla, um caranguejo gigante, que só dá em algumas águas geladas no extremo sul do Chile.


É importante ressaltar que, apesar de ser um local bem popular no Chile, por causa disso, não é um dos mais baratos, é possível, no entanto, encontrar os mesmos itens e outros pontos da cidade. Mas, de toda forma, vale a visita. Ele fica aberto todos os dias, das 6h às 16h.  


Outro ponto importante para ressaltar para o momento em que você for fazer a visita é que a região em que o Mercado Central fica localizado pode ser um pouco perigosa. Portanto, tome bastante cuidado durante o seu tour, principalmente com os seus pertences pessoais.

Cerro San Cristóbal 

A capital possui vários Cerros – morros – que a cercam. Mas, o Cerro San Cristóbal é mais notório por ser um dos mais altos de Santiago. Ele fica dentro do Parque Metropolitano, que é considerado o maior parque urbano da América do Sul, e para chegar até ele, é possível de funicular ou teleférico. Também é possível realizar o trajeto a pé, mas a trajetória é longa. 


Mas, você conhecerá outras atrações do parque, como piscinas e jardins. Lá dentro existe o jardim botânico, chamado Pamulemu e o Jardim Japonês, que possui uma vista incrível da cidade – que dá para ver o Costanera e, também, as Cordilheiras ao fundo!


Ao cumbre (topo) do Cerro, você conseguirá uma vista panorâmica da cidade de Santiago, além de poder visitar o Santuário Imaculada Conceição. É importante ressaltar que a entrada no parque é gratuita, mas os meios de transporte são pagos – independente do que você escolher.


Subindo de Funicular


Se você deseja realizar a subida até o cumbre (pico) pelo funicular, você terá que realizar a subida em Bellavista, pela entrada da Av. Pio Nono. Todo o trajeto demora em média 8 minutos. É possível ainda parar no meio do caminho e conhecer o Zoológico Municipal. Você encontra os pacotes de preços pelo Turistik


Subindo de Teleférico 


Outra opção é subir de teleférico. A entrada para esse meio de transporte é também pelo Parque Metropolitano, mas por Providencia, na rua Pedro de Valdivia Norte. Vale a experiência – por ser um dos cartões postais da cidade. São quase 5km de subida. Depois que chegar ao topo do morro, você pode ficar o tempo que quiser.  


Uma vez que você estiver lá em cima, você não pode deixar de provar duas comidas incríveis chilenas: o Mote com Huesillos (em nossa opinião, o melhor da cidade!) e a empanada de Pino, ambos pratos típicos da gastronomia chilena. Depois conta para a gente o que achou, combinado?


É importante ressaltar que você pode subir de funicular e descer de teleférico – ou vice versa. Mas, lembre-se que os locais que eles embarcam/desembarcam são diferentes, então tenha isso em seu planejamento. 


Explore o Bairro Bellavista

Já te falamos dele ali em cima, por ser o local onde fica localizado o embarque do funicular, certo? Mas, ele por si só, é uma grande experiência. Isso porque ele é considerado o centro cultural de Santiago. 


Toda a sua arte e arquitetura chamam a atenção, principalmente se você ama bares, restaurantes, casas de show, música ao vivo e muita dança! Ele também é casa de diversos restaurantes tradicionais. 


Aqui você também encontra o Pátio Bellavista, que é uma espécie de galeria a céu aberto. Nele, você encontra lojas, bares e outros comércios, como lojas de souvenires, com um ar descolado. Podemos considerar ele um “point” de Santiago, sendo bastante visitado durante a noite e nos finais de semana, em qualquer época do ano! Nossas indicações são: Tambo (de gastronomia peruana) e o BKS (Lounge Bar). 


Cerro Santa Lucía

Assim como o Cerro San Cristóbal, que falamos acima, o Cerro Santa Lucía é um dos principais morros da cidade. Ele fica bem próximo ao Centro Histórico de Santiago e é um ícone da história da cidade. 


Ele é considerado o coração verde da região e, durante o período de conquista de terras pela coroa espanhola, recebeu várias fortificações do exército em seu entorno. Atualmente, ele foi modernizado e, agora, é considerado Monumento Nacional pelo governo chileno. 


Além disso, ele também já foi abrigo de um observatório Sismológico, e também recebeu visitas importantes, como a do criador da teoria da evolução, Charles Darwin. Ele é aberto para visitações e a entrada é gratuita, e você pode aproveitar algumas atrações, como:


Fonte de Netuno: fica próxima à entrada pela Alameda, ótima para tirar boas fotos; 
Mirante: é o topo do Cerro de Santa Lucía, com uma vista incrível do centro da cidade de Santiago. 

O Cerro fica aberto das 9h às 19h, de terça a domingo. 

A melhor vista da cidade: Sky Costanera

Uma parada obrigatória para quem ama paisagens e vistas panorâmicas é o Sky Costanera, o prédio/mirante mais alto da América Latina, com 300 metros de altura. Nós recomendamos que você realize a visitação em dias abertos, sem nuvens, para conseguir ver toda a vastidão da vista. 


Em seu interior ainda há um observatório e um shopping. A vista para a cidade é de 360º, sendo possível ver a Cordilheira. Ele fica aberto todos os dias, das 10h às 22h. É possível comprar os seus ingressos na bilheteria local ou por meio do site oficial


Visite as vinícolas da região

Bons apreciadores de vinhos são muito atraídos para esse destino – por quê? O Chile é bastante conhecido por suas vinícolas, sendo um dos maiores produtores da América do Sul. E em Santiago, você pode conhecer algumas delas, como as que ficam no Valle del Maipo ou Valle de Casablanca, há aproximadamente 1h da capital.


Talvez uma das mais conhecidas pelos brasileiros seja a vinícola Concha y Toro, que fica no Valle del Maipo. É possível realizar a visitação ao local, além de participar de degustações. Você também pode escolher entre um tour mais tradicional ou mais técnico – tudo depende do quanto você entende (ou quer conhecer) de vinhos!


Para conhecer a vinícola, faça a sua reserva por meio do site oficial do Concha y Toro e conheça as opções de tours disponíveis. Para chegar lá, você pode pegar um metrô e um Uber – embora, para a volta, seja difícil encontrar motoristas na região. Se quiser mais conforto e segurança para o seu tour, entre em contato conosco que organizamos essa visita para você, com o ticket e o transporte particulares da Dias no Chile!


Além dessa vinícola, você ainda encontra algumas outras opções, como Cousiño Macul e Undurraga, e outras mais diferenciadas, como Santa Rita, que possui um estilo colonial e super tradicional, e Casas del Bosque, uma vinícola familiar premium e exclusiva. Tudo vai depender da sua paixão pelo vinho e o tanto que você gostaria de conhecer sobre a produção local – e, também, o quanto pode gastar. 


Estações de Esqui e Parques de Neve 

Apesar de termos focado em passeios que você pode realizar em basicamente qualquer época do ano, as estações de esqui são mais visadas no inverno, no período de junho a setembro. Afinal, é quando temos neve. Algumas opções para você conhecer e se aventurar no esporte são: Parque de Neve Farellones, Valle Nevado, El Colorado e La Parva – este último, sendo mais uma atração para locais, mas vale a visita! 


Todas essas estações possuem boa estrutura para os turistas, com possibilidade de aprender a esquiar, além de outras opções de esportes e entretenimento, como snowboard, tirolesa, tobogã e mais. Uma dica importante que damos é reservar dias diferentes para a visitação de cada uma das estações, uma vez que elas possuem propostas diferentes e valem o passeio individualmente. Para você saber quais vale mais a pena visitar, vamos te contar um pouco mais sobre elas: 


Parque de Neve Farellones

Se você nunca viu a neve e quer aproveitar o máximo possível, sem necessariamente focar tanto nos esportes, o Parque de Neve Farellones é uma ótima opção para você! Ele possui diversos atrativos para todas as idades. Da zona kids para crianças de até 5 anos aproveitarem em segurança, até atrativos para jovens e adultos, como:


– Skibunda;
– Andarivel;
– Tobogã em uma Boia Gigante;
– E a pista de Esqui para iniciantes começarem no esporte. 

Valle Nevado

O Centro de Esqui de Valle Nevado é o principal e o mais moderno da América do Sul! Bastante frequentado por turistas, ele possui mais de 30 pistas de esqui para todos os níveis. Ele possui aulas para quem está iniciando e, também, pistas exclusivas para quem já está em nível mais avançado. Ele fica no topo da montanha, com cerca de 3.000 metros de altitude.


El Colorado

Embora também seja bem conhecido, o centro de esqui de El Colorado costuma ser uma boa opção para quem busca locais mais calmos e com menos pessoas – o oposto do que acontece em Valle Nevado. Ele é um centro menor, mas também conta com pistas de esqui para todos os níveis. Ele fica há cerca de 2.800 metros do nível do mar. 

La Parva

O quarto e último centro de Esqui que indicamos aqui é o La Parva. Ele é menor do que os citados anteriormente, sendo mais frequentado pelos locais (que moram no povoado), embora também seja uma ótima opção para conhecer. Isso porque permite que você consiga se hospedar no na região das montanhas e visitá-lo com mais calma com a sua família. 


Se você pretende visitar os parques de neve e centros de esqui que ficam próximos a Santiago, entre em contato com a Dias no Chile. Temos diversos pacotes de transporte e tours para você aproveitar o dia na neve sem preocupações!