O inverno finalmente está chegando! Nessa temporada de 2025, a neve também chegou mais cedo: já em maio pudemos ter a primeira nevasca! Se você se planejou para viajar nessa fase, a primeira nevasca do ano acontece neste momento – às vezes um pouco antes, por outras um pouco depois.
Com a chegada da neve, muitos se perguntam: onde neva no país? O que fazer nesse momento? Onde posso conhecê-la, talvez esquiar? Por isso, preparamos um conteúdo bem completo para você se inteirar sobre o assunto e já ir preparando o cronograma da sua viagem!
O inverno é a melhor época para conhecer o Chile?

Olha, a resposta para essa pergunta pode parecer confusa, mas a verdade é: depende! Se você quer conhecer a neve, sim. Agora, se você curte mais passeios ao ar livre, ver paisagens, se aventurar de outras formas – como em vinícolas, por exemplo -, até mesmo conhecer a praia, talvez as meias-estações sejam melhores para você.
O verão também é um bom momento, mas não se esqueça, o Chile é um dos países vizinhos do Brasil e, nas temporadas mais quentes, o calor é bem parecido, viu? Então, se você não é tão fã do sol e do calor, esse momento com certeza não é o que mais indicamos.
E quando neva no Chile?

De maneira geral, as primeiras nevascas acontecem em meados de maio e duram até setembro – bem na estação do Inverno, mesmo. Mais para o final de agosto/setembro já não é tão forte e a neve já começou a derreter.
Então se você quer aproveitar no pico, a gente indica de junho a agosto, onde os esportes de inverno ficam mais fortes na região e você pode ter experiências diferentes.
No entanto, essa estação é também a mais esperada e concorrida da região! Por isso, separamos algumas dicas para você organizar seus passeios (entre em contato conosco para orçamentos) e seu itinerário durante a sua viagem.
Onde neva no país?
Muita gente acha que a capital, Santiago, fica toda branquinha de neve durante o período. Mas, a verdade é: não neva na capital! É possível encontrar, porém, em toda a região do entorno da cidade, onde fica a Cordilheira dos Andes.
A capital torna-se quase que o ponto de onde os turistas saem para se aventurarem pela neve, nos centros de esqui, por exemplo. Muitos deles ficam bem próximos, com passeios diários diretamente para o local, com ida e volta. Em alguns lugares, também, é possível ficar nos vilarejos ao entorno da montanha, caso o objetivo seja aproveitar ao máximo a temporada.
O que fazer quando neva no Chile?
A resposta para essa pergunta aqui é bastante simples: aproveitar! Tem muita atividade disponível para todas as idades conhecerem e se jogarem, seja nos esportes ou só na brincadeira com as crianças.
São diversas atrações, uma vez que o país possui uma estrutura excelente para receber milhares de turistas todos os anos. E, o melhor, é pertinho para os brasileiros e para outros pontos da América do Sul poderem aproveitar.
Vamos dar algumas dicas de passeios que estão em nosso portfólio, que consideramos os melhores passeios na neve para você incluir em seu roteiro:
Valle Nevado

Essa é a maior estação de Esqui do país, e também a mais famosa de todas! Mas não a toa, porque o Valle Nevado também possui uma estrutura muito completa para receber os turistas durante a alta temporada.
No total, são cerca de 9 mil hectares de terra, que contam com mais de 30 pistas de esqui. Entre elas você encontra diferentes níveis, desde iniciante até profissional. E ela também fica bem próxima da Santiago, cerca de 46 km de distância.
No complexo do Valle Nevado, você vai encontrar diversas atividades:
- Esqui;
- Snowboard;
- Aulas particulares para iniciantes;
- Hiking;
- Passeio de Gôndola;
- Passeio a Cavalo;
- Biking;
- Entre outros.
Além disso, a região também garante todo o acesso à alimentação (ainda que seja um pouco mais caro) com opções para almoço e cafés. É possível também realizar o aluguel das roupas e equipamentos, caso você não pare no caminho para realizá-lo.
Outra coisa legal de fazer é realizar o passeio na Gôndola, caso queira realmente conhecer mais a fundo a região de Valle Nevado. Isso porque o acesso às áreas mais baixas é gratuito, e você só paga pela alimentação. No entanto, ao subir em outros níveis, você tem acesso a outros níveis mais elevados e também consegue ver uma vista linda. Mas esse passeio é pago à parte, então veja se cabe no seu itinerário e orçamento!
Lá também há a possibilidade de hospedagem, já que conta com hotéis e apartamentos, e outras opções de bares e restaurantes. É uma opção para quem quer realmente aprender a esquiar, por exemplo, e participar mais ativamente das atividades na neve.
El Colorado

Esse centro de esqui é vizinho do Valle Nevado. Ele fica há aproximadamente 58 km de Santiago. Ele é bastante indicado para iniciantes, então se é a sua primeira vez conhecendo a neve, por que não incluir El Colorado no seu itinerário?
São mais de 100 pistas de esqui para níveis básico ao intermediário. Esse Centro de Esqui possui uma escola com instrutores que ensinam, seja em aulas particulares ou em grupo, os turistas a aprenderem o esporte!
Além disso, em El Colorado você também pode realizar o aluguel das roupas, bota e todos os equipamentos necessários para você aproveitar o dia. Mas aqui na Dias no Chile, paramos em um rental próximo, com um preço mais amigável e sem ter que enfrentar as filas do Centro.
Lá também possui toda a infraestrutura de alimentação, com comidas típicas, e mais de um restaurante, que garante uma vista fenomenal da montanha de El Colorado.
Farellones

Outra opção que gostamos bastante é Farellones. Também bem próximo de Santiago, cerca de 74km de distância, é um parque incrível para você que está buscando atrações na neve. Além do esqui, ainda é possível realizar outras atividades muito legais (principalmente se você não é tão fã assim do esporte):
- Esquibunda;
- Tubing (tobogã com boias);
- Bicicleta;
- Trenó;
- Tirolesa;
- Teleférico.
E lá também há uma grande área reservada para brincar na neve! Se o seu sonho é só se jogar na neve e montar bonecos, esse parque tem uma área enorme destinada para esse tipo de atividade.
Além da estrutura para alimentação que fica disponível no complexo, que é comum nos centros de esqui do Chile. Em nossa opinião, Farellones é parque mais indicado para quem não deseja aprender a esquiar, até para crianças – mas fique atento porque muitas atrações tem limitação de altura, combinado?
Aqui na Dias no Chile, fazemos esse Tour Panorâmico, focado em quem não se interessa muito pelos esportes radicais e só quer ter bons momentos com a família, focando nas outras atividades, mirantes e paisagens!
La Parva
Outro Centro de Esqui bastante conhecido pela região é o centro de La Parva. Ele é mais focado para quem já tem experiência no esqui, está mais para intermediário. Ainda tem cerca de 38km de pistas disponíveis para aproveitar.
Ele não tem opções de hospedagem no local, o que limita um pouco o acesso mais diário nele – apenas condomínios no vilarejo ao redor. Ele fica há mais ou menos 58km de distância de Santiago, o que também facilita a ida e volta.
As pistas geralmente são mais vazias e é um local mais barato para visitar, mas ao mesmo tempo, não é indicado para iniciantes, já que tem percursos mais difíceis. Embora tenha em sua infraestrutura a possibilidade de receber iniciantes, não é o foco desse centro.
Você também encontra por lá diversos serviços, como restaurantes, bares, lojas com artigos para aluguel e até um mercadinho. No centro do vilarejo ainda há outros tipos de serviços e apartamentos para aluguel.
Portillo

Essa estação é a mais distante de Santiago, a cerca de 164 km de distância. Essa estação de esqui também é uma das mais antigas do país, por isso é bastante conhecida também. Além de ter a possibilidade de aprender e aproveitar o esqui e o snowboard, você também pode realizar outros esportes e aproveitar outras atrações de Portillo:
- Hiking e trekking;
- Banhos nas termas que existem na região.
Existe a possibilidade de hospedagem no local, no Hotel Portillo, bastante famoso pelas fotos. O serviço e a estrutura são ótimas, tendo a possibilidade de realizar aulas individuais ou em grupo, alugando todos os equipamentos necessários.
É melhor se hospedar perto dos centros de Esqui?
Isso vai depender dos seus objetivos. Você quer se aprofundar mais na neve, aprender sobre os esportes e aproveitar por um período maior? Se a resposta for sim, então pode ser uma boa para não realizar o transporte de Santiago todos os dias.
Agora, se você sonha em conhecer, mas não é necessariamente uma prioridade, talvez apostar nos Ski Days dos centros seja melhor e até mais barato. Aqui na Dias no Chile, temos diversas opções de passeios para a neve que você pode conferir, para os principais centros, com ida e volta inclusos! Entre em contato com a nossa equipe para saber mais.
Mas, de maneira geral, o Ski Day funciona da seguinte forma: ele sai bem cedinho de Santiago em direção a algum dos principais centros (geralmente El Colorado, Valle Nevado e La Parva). Saindo cedo, é mais fácil aproveitar o dia e evitar os horários de trânsitos.
E como me preparar para a neve no Chile?
Esse é um dos pontos mais importantes para a sua viagem: a preparação para mudar de clima e também para enfrentar maiores altitudes – afinal, a neve fica nas montanhas, não é mesmo?
As temperaturas são bem baixas, podendo ser menores que 0ºC, com um frio bastante intenso e é preciso se preparar! As roupas são a parte mais importante para garantir que você consiga aproveitar a neve da melhor forma. Por isso, vamos colocar algumas dicas aqui:
- Blusas e calças segunda pele, que sirvam para segurar a sua temperatura corporal;
- Blusas tipo fleece, que são uma camada intermediária;
- Casacos com gorro impermeáveis;
- Luvas térmicas e meias de lã merino;
- Outros itens como: cachecóis, toucas, meias térmicas;
- Sapatos para neve, como botas, que evitam que você derrape e também que sejam impermeáveis.
No nosso Instagram, damos bastantes dicas sobre a construção das camadas para a neve, nos siga para saber mais sobre os estilos de roupa – e onde encontrar, seja no Brasil ou no Chile!
Para conhecer mais sobre os nossos passeios, entre em contato com o nosso time e realize o seu orçamento! Estamos esperando por você.