A Troca de Guarda (ou Cambio de Guarda) do Palácio La Moneda, no Chile, é considerada uma das atrações mais vistas e aguardadas pelos turistas. Ela existe desde 1851, com a criação da guarda presidencial no país, e acontece a cada 48 horas.
Ela pode acontecer na “plaza de la Constitución” (Praça da Constituição, na parte norte do palácio) ou, com menos frequência, na “plaza de la Ciudadanía” (Praça da Cidadania, na parte sul do palácio). Essa cerimônia, como falamos acima, atrai bastante atenção dos turistas, por ser uma tradição longa do país.
O que é a Troca de Guarda do Palácio La Moneda?

Como o próprio nome já diz, é a cerimônia de troca de turnos dos guardas que ficam realizando a segurança do palácio diariamente. Vale lembrar que, atualmente, o Palácio La Moneda abriga a sede do Governo Chileno, e fica situado na capital Santiago. É possível realizar alguns tours pelo local, e falaremos mais sobre isso ao longo do texto.
Todo o processo tem duração de 40 minutos – e, caso você queira presenciar a troca, é recomendado que você chegue uns 10 minutos antes do início, já que podem haver algumas alterações no horário sem aviso prévio. Como falamos, ela acontece a cada dois dias: nos dias de semana, às 10h da manhã e, aos finais de semana e feriados, às 11h da manhã.
Quando acontece a Troca de Guarda em 2024?
Como a troca acontece a cada 2 dias, geralmente, o Governo Chileno organiza de tal forma a manter-se sempre a troca em dias ímpares ou pares, a depender do mês. Portanto, em 2024, você encontrará a troca de guarda seguindo o calendário a seguir:
- Dias Pares: Janeiro, Março, Junho, Julho, Setembro e Outubro;
- Dias Ímpares: Fevereiro, Abril, Maio, Agosto, Novembro e Dezembro.
Quando estiver visitando Santiago, revisite esse conteúdo para ter certeza de quais dias você conseguirá participar da cerimônia enquanto estiver viajando! Os meses de alta temporada, como vimos acima, julho e agosto, há troca de dias – portanto, fique atento!
Como chegar ao Palácio La Moneda?
A cerimônia da Troca de Guarda acontece, de maneira geral, como falamos acima, na Plaza de la Constitución, bem em frente ao Palácio. Se você estiver por perto da região, é possível dirigir-se andando. Porém, se estiver um pouco mais afastado, é possível realizar todo o deslocamento de metrô.
Para isso, você precisará embarcar na entrada mais próxima e se dirigir à linha 1, sentido San Pablo, e desembarcar na estação La Moneda. Com isso, já chegará bem perto do local da cerimônia.
Como falamos acima, o calendário pode se alterar – principalmente em relação aos horários – caso haja alguma situação excepcional, como visitas oficiais ou eventos envolvendo o Governo.
Como aproveitar o dia no Centro de Santiago após a Troca de Guarda?
Apesar de ser uma cerimônia bastante visada pelos turistas, a Troca de Guarda no Palácio La Moneda acaba sendo uma coisa rápida, que ocupa apenas 1 hora da sua manhã. Por isso, você pode já aproveitar e conhecer alguns outros pontos bastante visitados no Centro do Chile. Já preparamos um conteúdo bem completo sobre algumas das atrações mais visadas de Santiago.
Conheça o Palácio La Moneda
Como falamos acima, é possível realizar uma visita guiada gratuita no Palácio La Moneda. Para isso, é preciso agendar com antecedência por meio do Formulário Oficial. Geralmente, os horários dos tours guiados são às 15h e às 16h30, de segunda à quinta-feira, e às 15h, às sexta-feiras.
Visite o Centro Cultural La Moneda
Se você gosta de exposições, o Centro Cultural pode ser uma boa opção para você seguir após a cerimônia de Troca de Guarda. As exposições estão sempre mudando, então vale conferi-las no site oficial. Além de, claro, ser um ambiente muito agradável e bonito, com locais para tomar um café e, também, conferir mais sobre o artesanato local.
Vá até a Plaza das Armas

Ela é o ponto de partida para o Centro Histórico de Santiago. A Plaza de Armas, além de ser bonita, tem bastante movimento, e vale um passeio completo para conhecer todos os seus monumentos.
Além disso, em seus arredores, você encontra alguns outros pontos turísticos da capital: a Catedral Metropolitana de Santiago – que vale a visita independente da sua religião, por sua arquitetura histórica. Você ainda vai encontrar o Museu de Arte Precolombido, o Edifício dos Correios e o famoso letreiro da Capital: STGO, que sempre vale um bom click!
Ande pelas ruas: Paseo Ahumada
Essa rua é só para pedestres, e cruza uma boa parte do Centro de Santiago. Por estar no centro da capital do Chile, em dias de semana comuns, você encontrará bastante movimentação. Agora, aos finais de semana, pela manhã, pode ser que você encontre ruas mais vazias e mais espaço para caminhar.
Durante a sua caminhada, você encontra o Banco de Chile, também um prédio histórico na construção da capital. Mais à frente, em sua caminhada, você chegará a Calle Agustinas, virando à sua esquerda. Essa rua é bastante conhecida porque é onde estão as principais casas de câmbio da cidade.
Em outro post, explicamos melhor as particularidades do Câmbio no Chile – não perca a oportunidade de ler e se preparar para encontrar as melhores cotações de Santiago por lá, e o que você deve ou não fazer durante o processo.
Depois de passar pelas casas de Câmbio, você chegará à Paseo Bandera. Essa rua é bastante conhecida porque é a “rua colorida” de Santiago. Seguindo nessa rua mais, você chegará na Calle Moneda, onde fica o palácio e onde acontece a Troca de Guarda. O caminho oposto também super funciona – uma vez que você pode realizá-lo após a cerimônia.

A nossa dica é: não deixe de bater pernas pelas ruas de pedestres: além de conhecer mais sobre a cultura da capital, ainda encontrará prédios antigos bastantes importantes para a história do país. E, claro, encontrará alguns cafés e restaurantes pelo caminho!
Vá até o Barrio Londres-Paris
Bem perto da região central também existe o Barrio Londres-Paris. Você pode chegar até ele a pé, andando pelas ruas até chegar à Rua Paris. O nome dessa região não é a toa: toda a sua arquitetura lembra bastante a Europa. E, principalmente durante a primavera e outono, sua paisagem fica ainda mais encantadora.
Desbrave o Cerro Santa Lucia

Também já te contamos sobre ele antes: e o passeio é válido apenas se você ainda tiver pique de andar mais. É possível descansar um pouco no local, ver paisagens diferentes da cidade, e continuar seu tour por outros locais!
Você pode fazer esse passeio sozinho, ou por meio do City Tour Walking da Dias no Chile. A gente vai te dar as melhores dicas de locais para tirar fotos inesquecíveis do seu passeio, além de te explicar mais sobre as particularidades de cada um dos locais que passarmos, sobre cultura, política e importância histórica para a capital. Entre em contato conosco para saber mais!
Onde se alimentar após a Cerimônia de Troca de Guarda?
Como, geralmente, a cerimônia da Troca de Guarda acontece perto do almoço, você pode se preparar para já se alimentar pela região central de Santiago e aproveitar a ida. Existem diversas opções que você pode escolher, tanto nas ruas centrais, quanto na Plaza de Armas e nos arredores, como no bairro Lastarria.
Preparamos um conteúdo exclusivo sobre Alimentação no Chile para você conferir!
Gostou de saber mais sobre a troca de guardar que acontece em Santiago? Entre em contato conosco e agende o seu passeio!