Quando é o melhor momento para viajar para o Chile? - Dias no Chile
Quando é o melhor momento para viajar para o Chile?

Quando é o melhor momento para viajar para o Chile?

Se você está pensando em organizar a sua primeira viagem para o Chile, é importante delimitar quais serão os destinos e, principalmente, qual é a época do ano que você irá viajar! O chile é um destino muito querido pelos brasileiros, por isso, na alta temporada, acaba tendo um grande aumento na procura. 


Isso por causa de uma coisa que é o motivo de muitos sonhos: a neve! Diversos brasileiros acabam optando pelo destino por ser um país vizinho, com custos mais baixos em comparação a outros países pelo mundo. 


Por isso que, se ver a neve for um sonho, é preciso se programar. Mas, se isso não for uma prioridade, há outros locais muito interessantes – e outros momentos, fora de temporada, com diversos passeios inesquecíveis! 


Entenda sobre o clima e a melhor época para conhecer o Chile

A delimitação das estações do ano acontece igual no Brasil: 

  • Outono no Chile: de 21 de março até 21 de junho;
  • Inverno no Chile: de 21 de junho a 23 de setembro – melhor momento para ver a neve!
  • Primavera no Chile: de 23 de setembro até 21 de dezembro;
  • Verão no Chile: de 21 de dezembro até 21 de março.

Com isso em mente, fica mais fácil planejar o que você gostaria de fazer. Lembre-se que, embora no frio neve, no calor os dias são mais parecidos com o que temos com o verão brasileiro, podendo ficar em média 30ºC. E, caso você já tenha visto a neve ontem, existem outras inúmeras paisagens naturais que você pode aproveitar!


Mas é importante ressaltar: as estações no Chile são bem marcadas e os passeios e atrativos podem variar, assim como os valores das passagens e hospedagem. Um dos fatores é a alta demanda do período de inverno. Dica: se quiser conhecer o país, mas está buscando uma viagem mais lowcost, indicamos conhecê-lo durante as outras estações! Ainda que a cada estação / temporada, os preços dos passeios, restaurantes, passagens e hospedagem mudem, é mais barato conhecer o país fora do inverno.


O que fazer em cada estação do ano no Chile?

Vamos te dar algumas dicas do que visitar no Chile, em cada uma das estações do ano! Nós da Dias do Chile temos um portfólio diversificado de passeios para conhecer as Cordilheiras, Vinícolas, Cidade e Litoral durante o ano todo, entre em contato conosco para elaborarmos, juntos, o seu roteiro de viagem pra você curtir ao máximo o Chile!


Verão

Se você for tirar férias no período do verão e está procurando um local novo para conhecer, não tire o Chile da lista. Isso porque existem muitos destinos que são ideais para conhecer nesse período do ano, principalmente por não possuírem neve. 


Por exemplo, o Cajón del Maipo é mais indicado para visitação de novembro a abril. Isso porque este cânion é um destino natural, com paisagens incríveis, ainda na região metropolitana de Santiago. Existem muitas atividades para fazer na região, como:


– Visitar a famosa lagoa Embalse El Yeso;
– Ter uma aventura diferente, mais sensorial, como um Trekking no Monumento Natural El Morado, que dá vista para a geleira San Francisco;
– Uma cavalgada para explorar a região dos Andes;
– Pular de Bungee Jump ou descer de Rafting o rio Maipo, para quem gostar ainda mais de emoção! 

Além disso, existem os banhos termais nas Termas Valle de Colina, Termas del Plomo e nos Baños Morales. Ainda é possível hospedar-se nas pousadas, cabanas e chalés da região, para ter a experiência completa do local. 


Esse período também é incrível para quem ama vinho! As plantações estão carregadas e as paisagens tornam-se inesquecíveis. Nos meses de março e abril acontecem as colheitas das uvas, e todas as vinícolas fazem programações especiais! Falaremos mais sobre isso abaixo.


Primavera e Outono 

Durante os períodos de março e maio, e setembro e novembro (outono e primavera, respectivamente), você pode fazer o mesmo passeio acima – lembrando-se que podem haver grandes diferenças de temperatura neste momento, com noites mais frias e temperaturas mais amenas durante o dia. 


No entanto, esses períodos costumam ter céus mais abertos e menores chuvas, sendo um ótimo momento para a visitação ao Deserto de Atacama. Porém esse local, a depender do período em que você for viajar, terá paisagens diferentes.


No outono em Santiago, os parques começam a ficar mais cobertos de folhas, com bons valores em passagens e hospedagens, com uma temperatura mais amena: entre 10ºC e 20ºC. Dá uma sensação mais intimista, charmosa na cidade, sabe?


Já na primavera, as temperaturas também ficam mais amenas, os céus mais limpos, e bastante calor durante o dia. Com isso, é um ótimo momento para fazer os tours molhados pelas cidades. Visitar o Atacama é uma experiência nesse período: o céu estrelado é uma das coisas mais incríveis que existem. Santiago também fica muito mais florida, sendo um ótimo momento para conhecer a cidade. A temperatura média é de 15ºC a 27ºC.

E no inverno, quando neva no Chile?

Época do ano mais buscada quando o assunto é viajar para o Chile, o inverno chega no mesmo período que o Brasil. No entanto, a primeira nevasca do ano pode variar: geralmente, pode chegar na segunda quinzena de maio ou até meados de junho, sendo mais certa de acontecer durante o inverno, após o dia 21/06. 


Julho e agosto são os períodos mais procurados pelos turistas, porque o país está com a maior quantidade de neve. As temperaturas podem variar de -3 até 17ºC, podendo variar durante os meses e a depender da região. 


E o que visitar quando neva?

Durante o período de nevasca, é possível encontrar neve na região da capital, Santiago, e também no sul do país. Durante a época, um dos locais que os turistas mais escolhem são:

Valle Nevado;
El Colorado;
Portillo;
– La Parva;
Farellones;
– Nevados de Chillan;
– La Parva.

Outro passeio que já citamos acima, mas que também é bem popular durante esse período é Cajón del Maipo – embora seja importante entrar em contato com agências, como nós, do Dias do Chile, para entender a possibilidade de passeios para o local.

Por causa da neve, alguns atrativos podem se tornar perigosos neste período. Como é o caso de Embalse el Yeso, que tem seu acesso fechado pelas autoridades locais entre os meses de Maio a Setembro (podendo se estender a outubro) e também Termas Valle de Colina que durante o inverno se acumula mais de 2 metros de neve na estrada de acesso, impossibilitando a realização deste tour em segurança.


Quanto visitar Santiago? 

A capital do país, Santiago, está bem na região central. E, por estar no hemisfério sul, apresenta as quatro estações bem definidas: o verão é quente e, no inverno, é bem frio. Se você busca conhecer melhor os arredores, curtir os parques e aproveitar a cidade, os melhores momentos para viajar são na primavera e no verão. 


Durante o período, também é possível conhecer duas cidades praianas próximas de Santiago: Viña del Mar e Valparaíso. Claro que, pelo período do calor, elas ficam mais movimentadas – igual o litoral brasileiro. Embora seja uma viagem interessante para quem ama praia e quer conhecer o oceano pacífico, conhecendo também as paisagens da região.


É importante te contar uma coisa: no inverno, apesar das temperaturas chegarem aos 0ºC, é bem raro nevar na cidade. No entanto, vale, sim, inserir no cronograma de viagem a capital chilena, mesmo que você foque mais em locais para esquiar durante o período. 


Santiago é um ótimo destino em qualquer estação do ano, mas ele é mais visado durante o período de inverno. Se você busca economia, entre outubro e março é possível encontrar as passagens e hospedagens com promoções. 


E se eu quiser visitar as vinícolas chilenas?

Apesar de bons vinhos combinarem bastante com o inverno, a visitação nos locais não segue a mesma lógica. Se você quiser conhecer mais sobre as principais vinícolas chilenas e a produção dos vinhos, ver as parreiras, o ideal é conhecê-las no verão! 


Isso porque a paisagem dos locais ficará mais cheia, com as parreiras carregadas de folhas e uvas, bonita, sendo um ótimo convite para piqueniques ou passeios no meio das plantações, sabia?


Mas, ainda que você não vá nesse período, é possível realizar os tours pelas vinícolas, já que elas estão sempre abertas para conhecer – e, claro, para uma boa degustação! Entre março e abril são os melhores momentos para a visitação, já que há a colheita das uvas, sendo possível prová-las diretamente do pé. Uma experiência única, né?


Dicas para aproveitar melhor a sua viagem


Agora que você já sabe um pouquinho mais de como é o país durante todo o ano… Está na hora de começar a preparar sua viagem! Com as datas fechadas e os destinos já escolhidos, você deve começar a se preparar para a parte mais prática. 


Chip de viagem

Algumas operadoras de telefonia brasileiras oferecem a possibilidade de usar o seu chip para a conexão móvel fora do país. Os governos do Brasil e do Chile acordaram dar fim à cobrança de tarifa associada ao serviço de “roaming” internacional entre os dois países.

Nossa dica é: ligue para a sua operadora e habilite seu plano para utilizar no período da viagem, exija que seja sem cobrança adicional. Mas, se esse não for o caso, você deve adquirir um assim que chegar no aeroporto. Existem várias opções que você encontrará no guichê. Veja quais são os pacotes de dados disponíveis.


Fechando um pacote de passeios com a Dias no Chile, em nossa recepção, na sua hospedagem, vamos te dar um chip para usar durante todo o período da sua viagem, sem te cobrar nada a mais por isso. É um mimo para você se sentir mais seguro durante o período viajando. 


Se você precisar contratar um E-sim nós recomendamos a Holafly, você consegue fazer a contratação mesmo estando em viagem. Tudo é feito pelo aplicativo deles e você recebe no e-mail as instruções para ativação e suporte através do chat, se necessário. Saiba mais clicando aqui


Transporte 

Evite, sempre que possível, pegar táxis – principalmente saindo do aeroporto, já que, infelizmente, ocorrem muitos golpes. Existem alguns aplicativos de viagem, como o Uber no Brasil, como o DIDI, que você pode usar em momentos de necessidade, para se locomover pela cidade. Para sair do aeroporto, por exemplo, existem algumas empresas de taxi compartilhado que realizam o translado até a sua hospedagem.


Por aqui, sempre indicamos a Transvip, que custa aproximadamente R$ 60 por pessoa e vai te proporcionar o melhor custo benefício! Ou você também pode fechar esse pacote conosco, realizamos translados privativos para maior conforto e segurança na sua chegada ao país, seja sozinho ou com toda a sua família.


Seguro Viagem

Independente do período do ano que você for visitar o país, é sempre essencial ter um seguro viagem contratado. Embora não seja obrigatório para a sua entrada no país, é sempre importante ter em mente que acidentes podem acontecer – e dos mais diversos tipos. Por exemplo, perder voos, bagagens extraviadas, algum problema de saúde… 


Por isso, indicamos sempre a Assist 365 para você realizar a cotação do seu seguro. Você terá toda a assistência necessária em todas as situações que citamos acima, e muitas outras que não conseguimos prever. Clique aqui para conhecer mais sobre as condições. 

Para tornar a sua viagem para o Chile única e do seu jeito, entre em contato com o nosso time de consultores e agende seus passeios!