Criar um roteiro inesquecível de viagem é a missão mais importante de quem está planejando uma viagem para fora do país, não é mesmo? Mas uma coisa a gente tem certeza: se a viagem for para o Atacama, com o Tour Noturno Astronômico, fica bem mais fácil!
Até porque a própria paisagem, por si só, já é inigualável e de tirar o fôlego apenas por estar olhando para o céu estrelado – em um deserto, então, longe das luzes da cidade, fica ainda mais mágico e transformador, sabia?
E é por isso que, aqui na Dias no Chile, sempre indicamos incluir em seu roteiro de viagem esse passeio inesquecível – até por também ser uma das atividades mais clássicas de todo mundo que visita o Atacama!
Por isso, hoje vamos te explicar um pouco mais sobre esse passeio, para você conhecê-lo e incluí-lo o quanto antes em seu roteiro de viagens.
O que é o Tour Astronômico do Atacama?
O Tour Astronômico acontece na região de San Pedro do Atacama, no Deserto do Atacama, onde é possível visualizar as estrelas e constelações no céu – este que é considerado o “céu mais estrelado do mundo”.
De lá, a olho nu, é possível ver estrelas cadentes, planetas, via láctea, nebulosas e muito mais a olho nu. Muito disso se dá pela região ter um clima mais seco, e por estar em uma altitude de 2.000 m acima do nível do mar. Além disso, o Atacama garante cerca de 300 dias sem chuva por ano, e por conta disso, oferece perfeitas condições para a observação.
Onde é feito o tour?
Como falamos acima, o tour é feito em San Pedro do Atacama e, durante o passeio, o astrônomo vai escolher um ponto em que não haja nenhuma interferência de luzes artificiais da cidade.
Aí, então, ele monta um telescópio e começa a explicar sobre o guia e sobre a observação. E, assim, na sequência, você será servido com bebidas quentes e alguns snacks para você se esquentar – afinal, você ficará ao ar livre, no meio do deserto e, assim, certamente enfrentará bastante frio e vento, por isso leve suas roupas mais quentes!
Como é o trajeto até o local do tour astronômico?
Cada agência faz de uma forma, aqui na Dias no Chile, sempre montamos um grupo grande de pessoas para que todas aproveitem ao máximo a experiência do céu aberto e das estrelas.
Buscamos cada um em suas acomodações e, depois, partimos até o centro de observação que fica no deserto – que não é uma viagem longa, afinal, é preciso apenas que as luzes das cidades não atrapalhem a visualização.
O que acontece durante o passeio?

Após chegar no local, o guia apresentará mais sobre as estrelas da região, e também explicará mais sobre as crenças culturais e indígenas do povo de Atacama, além de claro, também trazer as explicações científicas sobre as constelações e outros eventos astronômicos.
Também é possível realizar a observação por meio de telescópios profissionais – mesmo que seja possível realizar a visualização a olho nu. Todo o passeio traz uma linguagem clara e acessível, sendo uma ótima opção também para as crianças!
Com a Dias no Chile, ainda, você ainda garante fotos semi profissionais incríveis para guardar de lembrança desse passeio.
Depois da observação, nós oferecemos um coquetel de snacks e bebidas – para que você se mantenha quentinho durante o período, para manter o corpo saudável após ficar numa área descampada por tanto tempo.
O Tour Noturno Astronômico é feito quase todos os dias, menos durante o período de lua cheia, que é substituído pelo Astrolunar. Isso porque, com a Lua Cheia, a visibilidade do céu diminui muito por causa da luz lunar – e, assim, a experiência não é a mesma e, por isso, há a substituição.
Dicas extras para aproveitar o Tour Noturno Astronômico
Os tours que realizamos aqui na Dias no Chile não são em horários muito tarde – assim que anoitece, já é possível se dirigir até os locais. Portanto, saímos por volta das 20h45 – 21h, e voltamos por volta das 00h – esteja atento para os tours que fará no dia seguinte, para que você consiga ter uma boa noite de sono.
No entanto, os horários podem mudar ao longo do ano (verão/inverno), por conta do horário que o sol se põe. Além disso, os tours não ficam disponíveis em dias nublados, portanto esteja sempre em contato conosco para garantir que os passeios estarão disponíveis na época da sua viagem – ou, caso não estejam, para que possamos remarcá-los em dias que o céu estará aberto.
Outra coisa muito importante: separe roupas adequadas para baixas temperaturas e vento, já que as temperaturas no deserto tendem a cair bastante durante a noite, mesmo no verão. Por isso é importante que você vá bem agasalhado, levando toucas, luvas e cachecóis (principalmente durante o inverno).
Se for friorenta, cabe até levar uma pequena manta para se cobrir durante o período em que fará a observação das estrelas. Faça o que for preciso para que o clima não estrague o seu passeio! Além disso, leve também água e algo para comer se quiser, afinal, são algumas horas de tour.
Quais outros passeios posso fazer junto com o tour noturno astronômico?

Como o próprio nome já diz, o tour é noturno e, por isso, você pode incluir alguns outros passeios durante o dia, para aproveitar a viagem o máximo possível. Claro que existem alguns que saem muito cedo ou chegam muito tarde, por isso é preciso entender para conciliá-los para que você consiga aproveitar todos.
Vamos deixar alguns tours que realizamos aqui na Dias no Chile para você incluir em seu itinerário:
- Termas de Puritama: lindas piscinas naturais, com águas quentes que chegam até os 32ºC;
- Lagunas Escondidas de Baltinache: um lindo salar, para você nadar nas piscinas e desfrutar de um coquetel na montanha;
- Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas: para conhecer o Trópico de Capricórnio, os vulcões, a reserva Piedras Rojas e a Reserva Nacional Flamingos;
- Geysers del Tatio: o passeio sai cedo (por volta das 4h da manhã), mas chega cedo (às 12h), sendo possível realizar o tour astronômico à noite;
- Rota dos Salares: com o Mirador Licancabur, o Salar Aguas Calientes e mais;
- Vulcão Cerro Toco: que dá vista para a Bolívia e para o Vulcão Licancabur, a cerca de 5.200 metros de altitude.
Alguns passeios, como o Valle de La Luna, Vallecito e Magic Bus e Laguna Cejar, embora tenham que estar em seu itinerário, aconselhamos a deixá-lo para o outro dia! Ele sai no período da tarde e chega por volta das 19h30, podendo ser algo difícil de conciliar no mesmo dia do tour noturno astronômico.
Tente sempre deixar algumas horas entre os passeios para que você possa descansar, afinal, a altitude acaba sendo algo que interfere no dia de muitas pessoas, causando tonturas e enjoos, por isso o período “off” é importante.
Gostou e quer saber mais sobre o Tour Noturno Astronômico que realizamos aqui na Dias no Chile? Entre em contato com o nosso time de consultores para saber mais sobre o passeio já deixá-lo agendado para a sua próxima viagem.
E também saiba mais sobre os nossos demais passeios para a região do Deserto do Atacama clicando aqui. Faça a viagem do melhor jeito: o seu!